terça-feira, 28 de julho de 2009

Atividade 1.1 - Quem sou eu como professor e aprendiz

* Quem sou eu

Para refletir sobre o professor que sou hoje, obrigatoriamente, tenho que voltar ao passado analisando ( relembrando ) toda a minha trajetória de vida, pois o que sou hoje é resultado de toda a minha história de vida

O que me levou a ser professora , quando ainda menina escolhi o curso de magistério e após o curso de Pedagogia? Vocação? Gosto pela leitura? Vontade de compartilhar conhecimentos? Não sei, talvez um pouco de tudo: dom, paixão, prazer em ensinar...

A caminhada desde o início, aos 17 anos , ainda no 3º Ano de Magistério, em uma 4ª Série , com certeza em muitos aspectos deve ter deixado muito a desejar, porém o que nunca faltou foi o que até hoje faz parte do meu dia a dia: o querer sempre mais, buscar sempre, a dedicação pelo trabalho.

Com certeza o professor que sou hoje é resultado das experiências que tive do ambiente em que vivi, dos relacionamentos que cultivei , dos professores que me ensinaram ( o que me faz pensar sobre a minha própria influência sobre meus alunos), pois acredito que o professor com suas palavras e exemplos, influencia, e muito na formação da personalidade dos seus alunos.

Na caminhada como profissional muitas dificuldades foram superadas, uma delas foi enfrentar o computador. Lembro de quando fiz o primeiro curso de computação ainda no sistema DOS e das primeiras tentativas de aproveitar as tecnologias na escola quando tudo o que existia em termos de educação para usarmos com o aluno era o sistema LOGO, uma tartaruguinha que andava pelo teclado de acordo com o comando do mouse. Lembrar do avanço da tecnologia em tão curto espaço de tempo me faz perceber o quanto é necessária a atualização constante, a busca por saber sempre mais. Ainda bem que sempre procurei me atualizar e embora meu conhecimento hoje ainda possa ser considerado insignificante em termos de avanço da tecnologia, consegui desenvolver habilidades e competências que com certeza me farão continuar a aprender ao longo da minha vida.

Refletindo sobre minha caminhada de vida, tenho certeza de que o que há em comum entre o ontem e o hoje é o amor pelo meu trabalho, o respeito pelo outro, o encanto em ensinar. Cresci em conhecimento porque nunca me acomodei, mas os valores de ontem são os mesmos de hoje e com certeza serão os mesmos de amanhã.

Nenhum comentário: